NADA COMO UMA NOITE MAL DORMIDA

Antes de mais nada, um lembrete. Meu cérebro deficitário não deu-se conta que o nome do atual treinador do Caxias, ex-zagueiro e assassino do colorado, Argel Fucks, é ARGÉLICO. Que porra a mãe dele pensou? Quando ela estava grávida daquele traste, teve um desejo incontrolável de jogar WAR. Daí seu objetivo porventura poderia ser 864 exércitos na África. E o último território que faltou ela conquistar foi a Argélia. Quando conquistou, com a alegria ignorante e explosiva dos Fucks, pariu o bacuri. O primeiro nome que veio a cabeça da velha Fucks, foi Argélia, no entanto veio um pimpolho, será Argélico! Talvez ela tomou a decisão tento em mente seu belíssimo sobrenome. Pegadinha do Senhor? Nada feito! A decisão foi carnal. Antes eles do que eu. Vai te Fucks, Argélico!

MAS O MUNDO VAI ACABAR

Tenho que fazer uma média justificativa da foto acima. Que a treta ta preta. Mas também meu post será em homenagem ao péssimo livro que estou lendo do José Mourinho escrito por “Nelsons Rodrigues” europeus. Não, não. Eu não gosto de Nelson Rodrigues quando ele escreve sobre futebol. É muita punheta. Nunca chega ao ponto. Tudo bem que ele criou boas máximas ao futebol, mas no mais é altamente booooring. Eu não vejo poesia em algo que é baseado em números. Eu vejo graça, ironia, uma certa simpatia e sei la mais o que. Mas a porra do livro tu tem que virar ao avesso para ler alguma parte ONDE É O MOURINHO MESMO QUE DISSE. Alguma formação, algum pensamento, alguma lógica de treinamento. Era só isso que eu queria saber. Bem, cheguei em uma frase do próprio muito útil: “QUEM SÓ SABE DE FUTEBOL, NÃO ENTENDE NADA DE FUTEBOL.” Em resumo, para aqueles que tem alguma cultura esportiva, José Mourinho é um tipo Phil Jackson do futebol. Pra quem não sabe, este Jackson não faz parte dos “Five”. É aquele treinador na NBA multicampeão pelo Chicago Bulls e LA Lakers. Bem, onde eu estava? Que o mundo irá acabar e que meu humor está um cu fissurado. Ok.

SOBREVIVERÁ QUEM SE SUBMETER

Tem uma tropa de filho da puta que fica me torrando pelo meu humor. Caros colegas, antes de tomarem em seus respectivos cus, lembrem-se, sou uma pessoa que toma muitos remédios sendo ainda um “jovem”. Sou todo fudido. Não é recalque, ou que eu não trepo ou estas respostas óbvias que um gordinho daria. Eu simplesmente sou louco. Um mono-extremo-polar-obsessivo-compulsivo. Eu vivo bem com meu humor porque eu o respeito. Fim

Voltando ao mundo que irá acabar, só foi uma frase de efeito. O caso é que todos meus lobbystas e informantes de mercado me dizem ha mais de seis meses que a Europa irá explodir. Com um pouco de caos nos EUA também. Os chineses ganham uma batalha desarmada, da mesma forma que os judeus entraram na Alemanha antes da Segunda Guerra estourar, e o Tio Adolf ter um pity querendo matar meio mundo. Simplesmente a chinesada se submente. Se submete a dividir um apartamento que cabem 5 em 25. Em dividir o mesmo banheiro em um prédio em 50. Em fazer refeições em riba de seu “desktop” em 5 ou 10 minutos. Todas estas porras que eu estou falando são reais! Uma bem interessante é os prédios de muitos andares na China. Por exemplo, um prédio de 30 andares, possui elevador para todos, claro. Mas GRATUÍTO só a partir do décimo andar. Se queres utilizá-lo e não é morador dos andares superiores, devem pagar uma passagem, um bilhete, que terá uma pessoa na frente do elevador timbrando estes. Daí a maioria que vive entre os 10 primeiros andares, ou não está afim de pagar o bilhete, faz a pé. E o interessante é que durante a tua caminhada “morro acima”, os moradores dos apartamentos colocaram pequenos comércios que vendem de tudo. Água, comida, camisetas, revistas, livros…por aquele pensamento que: “Uma hora o imbecil cansa e vai dar uma paradinha.” Ou “Ah, vou comprar minha janta ali na Dona Chun-li do 7012. Os gafanhotos fritos dela são sempre sequinhos e mais baratos!”

ISTO É SÓ O COMEÇO

Fatalmente o custo de um chinês é baixo. O produto deles sairá muito barato. Não tem concorrência que ganhe. Isso não irá só foder o mercado europeu, como o americano também. A sorte, é que o tal Brasil possui recursos naturais, produtos de necessidades básicas e similares a bangu. Isto que será a sobrevida do país.

QUEM DISSE QUE O FUTEBOL NÃO ESTÁ DENTRO?

Existe uma associação meio bizarra na Itália. Que é dos capitães dos times. Não vejo muito sentido nisso, mas…eles ameaçam fazer greve nas primeiras rodadas do campeonato italiano se não tiverem seus contratos revistos. Como eles são capitães, e um capitão já está ha algum tempo no clube, seu contrato já existe a mais tempo que a maioria, e é o último a ser revisto para qualquer reajuste.
Alguns outros clubes europeus estão passando por coisa similar.

Todo mundo sabe que futebol não é necessidade básica de ninguém. Que os times europeu tem grana pois as pessoas no velho continente gastam umas 6 vezes mais no esporte bretão do que brasileiros, por exemplo. O número de sócios, venda de artigos, revistas e jornais correlatos, compras de sinal a cabo para ver as partidas…por exemplo na Itália, não existe nenhum jogo em TV aberta. Se tu, no Brasil, viu um jogo pela RAI do campeonato italiano, normal. Essa que tu vê é a RAI INTERNATIONAL. Tanto que a programação é feita de programas de turismo, de como dizer que a Itália é a oitava maravilha do mundo, e as vezes, uma que outra partida.

O caso é que no velho efeito dominó, as pessoas deixaram de gastar seus vinténs no “supérfluo”. Os patrocinadores JÁ não estão pagando o que pagavam ha alguns anos atrás. Em comparação com este mesmo período do ano passado, na Itália existe uma queda das compras de partidas a cabo de 62%. Na Inglaterra é um pouco mais suave, 29%. Ah…em Londres se tu parar em uma banquinha e ver de 10 a 20 jornais diários sobre futebol, considere isto normal. E isso vende meu nego, ah se vende! Vendia.

O EFEITO REBOTE

Os times europeus irão perder seu poder progressivamente. Consequentemente, seu poder de compra.

No Brasil já tem uma enxurrada de jogadores da costa oeste da America Latina com contrato em todas as divisões do futebol brasileiro. Sim, inclusive da série D. Chega a ter time com 6 estrangeiros. Isso irá aumentar. É incomparável o que um bom jogador ganha no Brasil em relação aos outros países da língua espanhola. Do triplo pra cima.

Logo, é capaz do presidente do Santos não ser louco, ou ser mesmo. O pensamento dele segurar o Neymar, com um salário atual total que beira os 1,3 milhões de reais, com prêmios semestrais, anuais, por competição e percentual de aumento do soldo anual, sim, pode fazer o meia grama de cabelo de pônei ficar até o final do contrato. Isso irá valorizar o futebol brasileiro. As pessoas irão gastar mais no esporte. Irão aos estádios para ver craques ou pseudo-craques (tanto faz). Mas quem disse quem em 2014 a Europa vai estar com cash pra bancar novas estrelas? Tudo bem que o plano é que o Neymar saia sem contrato. Livre, leve e solto. Mas e os outros?

Logo, caros mortais, vos digo que se começar a rolar pré temporadas de grandes equipes européias no Brasil, não será milagre. Jogadores medianos de uma Itália ou Espanha da vida vindo fazer carreira em solo indígena como fez o boca torta Petkovic quando fugiu da guerra, pode ser que aconteça.

Outro campeonato que dizem que irá começar a colocar as patinhas de fora é o indiano. Quem te viu quem te vê.

Te todos os países que são considerados emergentes ou futuras forças financeiras, o único que tem matéria humana de qualidade é o Brasil. Esse papo todo ainda irá dar um belo boooooom de valores.

Isso tudo que escrevi não é conversa fiada. É fato. A quantidade de europeus querendo sair do continente com medo de não ter nem sub-emprego é alarmante. Por sinal, os sub-empregos não são mais coisa de estrangeiro. Estão tentando fazer como a Alemanha fez depois de ser cozida em 1945. Quem trabalha no pub, restaurante, empacotando ou coisa do caralho, é alemão e fim de papo.

Já morei em muito lugar nesta minha curta vida e pude tirar uma série de conclusões. O que eu posso dar de dica para o futuro, no que se diz de “o que irei fazer” é, “pense o que limpa a sua bunda”. Pense no básico. Pois o complexo já será a sua sobrevivência.

WP DA SEMANA

Ele está queimando a língua de todo mundo. Inclusive a minha.

About the post

Uncategorized

3 Comments

Add yours →

  1. Olha… interessante ter citado a India. É um país com uma população apaixonada pelo esporte e que possui o segundo maior estádio do mundo. Mas, até bem poucos anos, a única provincia que possuía uma liga organizada era Goa, no oeste.

    Há uns 3 ou 4 anos a liga nacional foi refeita e o dinheiro está entrando… o problema é que os indianos ainda preferem ficar assistindo o Manchester e o Chelsea na TV.

    Acho dificil acontecer com eles o mesmo que aconteceu com a J-League. Mas se virar um “campeonato ucraniano”, já seria muito bom…

  2. muito bom os textos, estou começando a acompanhar!

Deixe um comentário